sábado, 1 de setembro de 2012

Transpirenaica em Btt


A minha  travessia dos Pirinéus em BTT estava prevista desde 2010. Foi experiência única ao mais alto nível, quer físico, quer técnico, bem como da beleza e contrastes das paisagens que encontramos por esta cordilheira constituída pelos Pirenéus Catalães, Aragoneses e Navarros.

Durante 14 etapas percorremos toda esta serrania, desde o Mar Mediterrâneo, em LLançà até Hondarríbia no País Basco, junto ao Atlântico Norte.
Após 1.029 Km's de trilhos, single-tracks, estradas secundárias, pequenas cidades, muitas vilas, muitíssimos "Coll" e paisagens de cortar a respiração, com um acumulado bem acima dos 25.000 metros de acumulado positivo, coisa que nunca deixou a adrenalina repousar.

Para isso, o Bruno Malheiro alimentou a sua página do FACEBOOK com imagens e fotos diariamente. Assim que ficava “online “, quando as ligações à net “free” o permitiam, durante a nossa travessia, lá estava ele, a dar a conhecer aos amigos e família, onde nos encontrava-mos.

O António Cabaço, após o regresso, foi descrevendo etapa a etapa, de uma forma pessoal e apaixonada, com calma e ponderação no seu blog AC – Trilhos e Aventuras, onde o seu empenho pela descrição pormenorizada, demonstrou-nos o que de belo e desafiante foram as 14 etapas.

Por fim, o Did, rapaz da minha terra (Alcains), amigo destas andanças e no fundo o “grande culpado” destas incursões para além fronteiras… em que ficaram marcados na agenda 2 desafios, para qualquer dia… Quais? Depois saberão…

A esta distância, muitos pormenores foram esquecidos, mas a memória insiste em não deixar escapar o que de importante e relevante marcou esta aventura. Desde as subidas íngremes como as descidas muito técnicas e de elevada exigência física, onde as paisagens deslumbrantes nos enchiam de orgulho e a certeza de que valeu a pena.

Propus-me descrever aqui todas as etapas (14), mas por circunstâncias profissionais e até pessoais, o tempo foi passando… neste momento, acho que demasiado tempo passou para relatar “ao pormenor” esta épica aventura.

Assim sendo, aconselho vivamente consultar o blog do amigo Cabaço (AC-Trilhos e Aventuras), onde poderão conferir tudo relativamente a esta travessia.

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário